• Sábado, 13 de Julho de 2024

 

Campeã 2015 no IDEB

Campeã 2015 no IDEB: Mata de São João


Mata de São João desponta mais uma vez com o melhor índice de Desenvolvimento da Educação Básica, IDEB, desde 2011. É a melhor média obtida entre os municípios da Região Metropolitana de Salvador. Essa aferição da educação é feita de dois em dois anos pelo Ministério da Educação (MEC).

Esse Índice é resultado do esforço da Administração e acima de tudo, do comprometimento de todos os Trabalhadores em Educação (Professores, Diretores, Coordenadores Pedagógicos, Auxiliares, Monitores, Equipe da SEDUC, pessoal que trabalha na cozinha, pessoal de serviços gerais, Motoristas de ônibus, etc.).

O cálculo do IDEB é feito tomando como base o aprendizado obtido pelos alunos em Língua Portuguesa (Prova Brasil), na disciplina de matemática (Prova Brasil) e no fluxo escolar (taxa de aprovação). Veja o resultado de Mata:

Aprendizado 5,8  (quanto maior a nota, maior o aprendizado);

Fluxo 0,93 (quanto maior o valor, maior a aprovação) – A cada 100 alunos, 07 não foram aprovados.

Ideb  5,1 (Média)

Meta para o município 3,9

Essa Média positiva é um reflexo de um trabalho diário dos nossos profissionais. Por isso é que devemos valorizar o trabalho que é realizado na educação. Não podemos achar que o que se investe com educação pelo município é demais, como alguns desavisados apregoam pro aí. Pelo contrário, o município precisa investir cada vez mais em estruturas pedagógicas com salas confortáveis e com multimeios, para que os nossos alunos tenham boas aulas, uma vez que as mesmas fazem uma grande diferença por serem motivadoras, levando os nossos alunos a um maior aprendizado.
Nossos professores precisam ser mais motivados com salários dignos e condições de trabalho que possibilitem o desenvolvimento de suas aulas (Impressoras nas escolas, pilotos, laboratórios, papel ofício, Data show, TV, Computadores, Internet...), são materiais didáticos que não podem faltar na escola.

Nossos profissionais precisam de espaços de trabalho confortáveis e aconchegantes para que tenham sempre o prazer de ensinar no meio de tantas adversidades.  Precisamos criar um ambiente de trabalho onde todos se sintam bem; um lugar mais humanístico onde todos possam se manifestar de forma livre e democrática.  Para que isso possa acontecer,  faz-se necessário que se cumpram as metas estabelecidas no PME (Plano Municipal de Educação), a exemplo da realização de eleições nas escolas para que de fato possamos ter uma gestão verdadeiramente democrática.